Vou morar sozinho: Melhor comprar ou alugar?

Provavelmente, essa é uma das perguntas mais difíceis de serem respondidas pelos jovens de hoje em dia. Esta escolha envolve muitos fatores e varia de pessoa para pessoa, pois cada ser é singular e possui suas particularidades.

No post de hoje, vamos te ajudar com esta decisão! Para isso, vamos te apresentar as principais vantagens e desvantagens de comprar ou alugar um imóvel. Continue lendo o posto abaixo!

Com o pensamento de morar sozinho, surge uma duvida frequente: Qual a melhor opção, comprar um imóvel ou alugar?

Para responder esta pergunta, é importante pensar sobre os juros do financiamento ao longo dos anos e traçar um comparativo com os reajustes do aluguel. Desta forma, sugerimos que você faça o seguinte questionamento, quanto de juros eu vou pagar ao longo dos anos de financiamento? Se o custo efetivo total do parcelamento ficar maior do que a soma dos anos de aluguel e seus reajustes, a melhor escolha será o aluguel. Entretanto, é importante frisar que a diferença entre o valor do aluguel e do financiamento precisa ser poupada e investida para que esta premissa seja válida.

 

A compra

A compra de uma casa ou apartamento, geralmente, é uma das maiores aquisições financeiras de uma pessoa e, por isso, algumas pessoas pensam que a compra é a melhor opção quando comparada ao aluguel. A aquisição de um imóvel também pode ser considerada uma forma de investimento, já que maioria dos imóveis tendem a se valorizar no longo prazo. Ao contrário do que acontece no aluguel, quando se escolhe comprar um imóvel, você goza de muito mais liberdade para tomar algumas decisões como decorar a casa, fazer implementações ou obras.

 

O aluguel

O aluguel é uma maneira mais simples quando se toma a decisão de sair da casa dos pais. Como a compra de um imóvel envolve uma divida de alto valor, é pudente esperar que a vida profissional esteja estabilizada para dar início a este projeto. Uma vantagem importante da locação reside no fato de que as responsabilidades burocráticas do imóvel ficam por cota do proprietário. Assim, o inquilino não precisa se preocupar com tantas obrigações.

 

Como tomar a decisão?

É preciso analisar com clareza alguns pontos da sua vida na hora de decidir pela compra ou aluguel de um imóvel. Por exemplo, você pretende sair da sua cidade ou do país? Sua carreira é estável? Você pensa em casar ou aumentar a família? A compra de uma casa é uma decisão que terá reflexos a longo prazo e, por isso, caso aconteça uma mudança de planos em pouco tempo, você terá que enfrentar alguns problemas.

Outra forma de descobrir se vale a pena comprar um imóvel é dividir o preço mensal do aluguel pelo valor aproximado de venda do imóvel. Em seguida, multiplique o valor obtido por 100. Se o resultado final for maior que 0,5, a compra do imóvel pode ser uma boa ideia. Se o total for menor do que isso, vale mais a pena optar pelo aluguel.

Apesar do aluguel possuir inúmeras vantagens que desmitificam a teoria de desperdício de dinheiro, o fator principal para tomar essa decisão é o perfil do consumidor. Por isso, não há como prever a melhor opção sem fazer uma análise especifica de todos os fatores envolvidos na vida de uma determinada pessoa.

 

Gostaríamos de destacar que além de todas as considerações feitas até aqui, é muito importante manter uma vida financeira equilibrada, com gastos inferiores as receitas. Sendo uma pessoa superavitária, você poderá reservar parte do seu dinheiro para realizar investimentos, os quais te permitirão multiplicar seu patrimônio e realizar seus sonhos.

Caso decida trilhar este caminho de liberdade financeira, sugerimos que comece seus investimentos pela Renda Fixa. Esta modalidade te oferece a obtenção de lucros excelentes sem a necessidade de correr os riscos da Bolsa de Valores (ações).

Se você não tem noções sobre investimentos seguros, mas entende que este caminho pode te proporcionar uma vida com muito mais conforto e liberdade, te aconselhamos a leitura deste guia sobre CDB do site Bons Investimentos: https://bonsinvestimentos.com.br/cdb-investimento-simulador-calculadora/.

 

De fato, a decisão entre alugar ou comprar um imóvel não é algo trivial. Muitas variáveis devem ser consideradas nesta escolha. Entretanto, temos a convicção de que a leitura deste blogpost te ajudará a entender melhor como se planejar para tomar esta decisão tão importante. Se você conhece alguém que esteja com esta mesma duvida, marque ela aqui nos comentários!

loading...

Deixe uma resposta

Nome *
E-mail *
Site